De Avaré para o mundo: a saga de Thiago Engel nos e-sports

De Avaré para o mundo: a saga de Thiago Engel nos e-sports

Thiago Sérgio Engel, mais conhecido como Thiago Avaré, é representante de um seleto grupo de pessoas que tem uma promissora carreira de sucesso alcançada em pouco tempo de trabalho voltado para isso, o rapaz passou de um anônimo que jogava videogame e computador por diversão para um campeão brasileiro e profissional de e-sports em apenas um ano!

Apesar da decisão de se tornar um profissional do e-sport tenha sido feita na maioridade, Thiago já gostava de jogos eletrônicos desde a infância. Quando criança, seu pai incentivava ele e sua irmã a jogarem videogame. O primeiro console que a pequena dupla teve foi um Super Nintendo, eles gostavam de jogar os clássicos, como Super Mario e Donkey Kong. Posteriormente, seu pai os presenteou com um Playstation 1, e enquanto sua irmã se divertia nas frenéticas corridas de jogos de carrinho, o garoto começava a se entreter jogando futebol.

Anos mais tarde, o grande patrocinador desse e-sportista brasileiro: o pai do Avaré, comprou um Playstation 2 para a dupla dinâmica, porém a irmã do jovem já não estava mais se interessando tanto pelo universo gamer e o console ficou quase que totalmente sob o domínio do “Avarézinho” que passou a jogar os jogos de futebol com maior frenetismo. Até porque havia um instinto competitivo no garoto nesta modalidade, isso porque seus primos já haviam adquirido este console antes dele, o que resultava sempre na derrota de Avaré perante os parentes, já que, até então, ele ainda não tinha acesso a esse videogame para praticar em casa. 

Mas tudo mudou quando o Playstation 2 adentrou o lar de Avaré, o ajudando a treinar para as clássicas reuniões em família. “Chegou uma época, quando eu tinha o Playstation 2, que eu ganhava de todo mundo, não perdia para ninguém! Se a gente jogasse trinta partidas, eu perdia uma ou duas no máximo!”, relembra o então primeiro lugar da família Engel.

Com o treinamento para os jogos em família, Avaré começou a melhorar seu desempenho como jogador, porém ainda, segundo ele, sem pretensão nenhuma, “Eu era muito pequeno e não entendia nada dessa área”, explica. Foi em 2011, quando um amigo de Avaré, dono de lan house, organizou um campeonato de futebol de Playstation 2, em que o rapaz no auge de seus 13 anos, conquistou o seu primeiro título.

Além dos jogos de futebol, Thiago também sempre gostou de jogos de tiro em primeira pessoa. Em 2013, quando seu pai lhe deu um computador, o adolescente passou a jogar Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), e no ano seguinte, ele já se reunia com um grupo de pessoas de cidades e regiões diferentes, como: Uberlândia, Baixada Santista e São Paulo, para formar um time e competir nas redondezas.

“Fomos pegando habilidade, nos entrosando e conseguimos alguns resultados, como fazer parte da Majestic Gaming, a primeira equipe profissional que nós representamos. Naquela época, eles tinham um time grande de CS:GO feminino, era a primeira linha de CS:GO feminina no Brasil que ficou famosa e nós éramos a linha masculina deles”, relembra.

Alguns anos depois, em 2016, Thiago conseguiu seu primeiro emprego, na área de segurança eletrônica e teve que deixar o CS:GO um pouco de lado porque “o tempo de treino que eu tinha era menor, mas mesmo assim ainda tinha nosso time, mas sem tanto sucesso”, explica. No ano seguinte, todos os membros do time também estavam trabalhando e embora o desempenho do grupo tenha sido superior ao do ano anterior, por desentendimentos, o time se desmembrou. 

Nesse mesmo tempo, o jogo Pro Evolution Soccer 18 (PES 18) foi lançado.  “Fazia tempo que não jogava futebol, então resolvi comprar [o PES 18] para jogar no computador. Mas no PC, não tem cenário competitivo, foi mais por hobby [que decidi jogar]”. Alguns jogadores que vinham do Playstation 4, diziam para Avaré que ele tinha muito potencial, mas o rapaz não acreditava que valesse a pena investir em um console, uma vez que já podia jogar no computador. 

Um ano se passou e o jovem começou a jogar em competições presenciais nas cidades do interior paulista. Em sua cidade natal, Avaré (SP), ele chegou até às quartas de finais e o mesmo ocorreu, posteriormente, em um campeonato de Assis (SP), porém ele foi derrotado pela diferença de um gol por um dos melhores jogadores no cenário brasileiro, o “Imoral João”. “Só que eu não gostei de perder, enquanto eu não ganhar alguma coisa, eu não sossego!”, relembra. No entanto, mesmo que não tivesse vencido, o fato de ter perdido por pouco para alguém de alto nível mudou sua maneira de pensar: “nossa, perdi por um gol para um dos melhores jogadores do Brasil, então talvez eu possa tentar algo”, refletiu.

E não deu em outra, um mês após a derrota em Assis, Thiago venceu um  campeonato em Paraguaçu Paulista e se animou. Naquele momento resolveu investir e comprou um Playstation 4, passando a competir em campeonatos online de futebol. “Eu entrei em cinco competições e ganhei as cinco, daí pensei: ‘opa, acho que eu talvez consiga seguir mesmo aqui’”.

Quatro meses depois, aconteceu outro torneio presencial em Campinas (SP) no qual se consagrou campeão em cima do então bicampeão mundial: Guifera. Era o que faltava para ele decidir virar um profissional de e-sports: “na hora que eu ganhei dele, eu pensei ‘vou largar meu emprego e vou seguir aqui. Eu vou tentar’, aí joguei tudo para o alto e comecei. Seis meses depois, eu já era campeão brasileiro. Então foi um negócio bem rápido para mim, depois que eu iniciei no PES”, recorda.

Após o sucesso repentino, em 2019, a vida de Avaré virou de cabeça para baixo. Passou a participar de eventos importantes, a ter contato com empresas e pessoas influentes, a ser parte de um universo complexo e diferente do que estava acostumado no interior de São Paulo. Por sorte, diz ele, possui um acompanhamento psicológico para levar uma vida de dedicação ao esporte e a pressão deste meio, em especial das apaixonadas torcidas. O rapaz conta já ter sido ameaçado de morte por uma torcida rival e teve de fazer uma declaração após a partida para acalmar os ânimos dos torcedores e se preservar enquanto indivíduo e figura pública.

Em 2019, ele participou da seletiva do e-brasileirão pelo São Paulo e se tornou um dos quatro jogadores do time: “Tudo que tinha o São Paulo eu passei a representar. E em algum momento eles me contrataram para ser um jogador oficial”.  No São Paulo, Avaré conquistou o e-Brasileirao 2019, Copa MRV, BTS Open, Brasil eCup, Copa Paulista e Copa eLPF, além dos vices da WESG Latam 2021 e o ePaulistao 2021. O contrato com o Tricolor terminou neste mês e Avaré se diz aberto para novas propostas de trabalho. É apenas o início de uma longa caminhada para um dos atuais melhores jogadores de e-football do nosso país.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker