Uma Triste Partida em Busca de Novas Aventuras

Uma Triste Partida em Busca de Novas Aventuras

Algumas pessoas deixam profundas marcas em nossas vidas. Positivas ou negativas, elas acabam sendo significantes e é importante que sejam endereçadas! Algumas dessas marcas são feitas de forma direta, outras, de forma indireta, seja porque influenciou aqueles que interagem objetivamente conosco, ou porque produziram algo que permitiu a criação de elementos que nos influenciaram.

O nome Masayuki Uemura pode passar despercebido por muita gente, mas o trabalho realizado por ele certamente transformou a vida de muitas pessoas, inclusive daquelas cujo nome passou despercebido.

Funcionário da Nintendo do Japão, em 1981, Uemura recebeu uma tarefa do então presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi, de desenvolver um projeto para um console de entretenimento eletrônico que foi batizado de Family Computer, ou Famicom, conhecido como Nintendo Entertainment System, ou NES, no ocidente.

O ano de lançamento foi emblemático, 1983, pois ocorreu simultaneamente à grande crise dos videogames no ocidente, conforme este relato de Chris Crawford, funcionário da Atari à época. Essa crise afetou gigantes do setor, como a Atari, que entrou com pedido de falência devido à falta de interesse dos jogadores por conta de jogos repetitivos ou mal projetados. Com um cenário bastante duvidoso, o desafio, segundo Uemura, foi concluir o projeto, como ele afirma à Nintendo Life, em uma entrevista de 2020

“A melhor época que eu me lembro foi quando nós completamos o desenvolvimento do Famicom. Na época não sabíamos se seria popular ou não, mas o fato de completarmos o produto foi muito satisfatório. Essa foi a primeira missão, ter certeza de completar o desenvolvimento do dispositivo e eu o fiz, então eu estava feliz (com a tarefa cumprida).” – tradução nossa.

A crise dos videogames forçou a Nintendo a focar a atenção no mercado. A empresa percebeu que o que faz o mercado girar não era o dispositivo, mas o que o dispositivo permitia executar. Uemura percebeu que “é a longevidade do software que importa, porque é o software com quem as pessoas interagem no console”, e isso certamente se verificou, pois ele participou do quadro de design e desenvolvimento de jogos de nome da empresa, como “Mario Bros.”, bem como do console Super Nintendo (SNES) e ajudou a definir o sucesso da Nintendo.

Hoje foi anunciado a triste notícia de que Masayuki Uemura partiu – no último dia 6 de dezembro de 2021 – para se aventurar em terras desconhecidas. E apesar da tristeza da partida, despedimo-nos com a certeza de que ele atingiu seus objetivos e foi aventurar-se com a satisfação de que deixou um enorme legado para várias gerações futuras!

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker