Os Jogos nas Diferentes Partes do Mundo

Os Jogos nas Diferentes Partes do Mundo

A história dos jogos remonta ao passado antigo da humanidade, como já visto em artigos aqui na Gamegesis. Os jogos possuem relação direta com as culturas e são uma das formas mais antigas de interação social. Johan Huizinga argumenta que eles eram uma condição primária da geração de culturas humanas, promovendo a formação de agrupamentos sociais que tendem a se cercar com segredos e a demonstrar sua diferença do mundo comum por meio de disfarces. 

Nova série de matérias da Gamegesis apresentará os jogos nas diversas partes do mundo | Imagem: Túlio Daniel/Canva

Dessa maneira, os jogos capturam as ideias e culturas, sendo ferramentas que transmitem esses modos através das gerações. Logo, eles foram importantes eventos culturais e de vínculos sociais, deixando de ser apenas passatempos e se tornando também ferramentas de ensino e marcos sociais. 

Alguns eram jogados apenas pelas realezas, outros surgiram de práticas comuns do dia a dia das classes mais baixas. Com aspectos religiosos e místicos, outros jogos inclusive traçavam planos e tentavam entender um pouco do lado espiritual da própria humanidade.

Nas diferentes regiões do mundo, os jogos foram surgindo e incorporando ou influenciando a cultura daquele povo. Com as grandes navegações e redistribuição de território, eles foram passados não apenas de geração para geração – resultando nos que conhecemos hoje -, como também passados entre as culturas e adquirindo novos aspectos.

Nesta nova série de matérias da Gamegesis, você verá como os primeiros jogos eram praticados nas várias partes do mundo. Do Oriente Distante às Américas, dos jogos de cartas aos de tabuleiro, do Chaturanga ao Xadrez, você perceberá que muitos jogos têm origens semelhantes e que foram adaptados conforme os diferentes povos os iam conhecendo. Em contrapartida, você perceberá também que outros jogos só existem por causa de aspectos específicos daquela região, como os jogos agrícolas surgidos na África, os religiosos no Egito ou os estratégicos da Índia. Prepare seu passaporte, embarque nessa viagem e venha conhecer os jogos nas diferentes partes do mundo.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker