Série especial – Jogos ao Redor do Mundo – Gomoku

Série especial – Jogos ao Redor do Mundo – Gomoku

Um jogo muito importante na região Oriental, em especial em países como Japão, China e Coréia, é o Gomoku. Não é possível precisar a data de sua origem ou quando migrou para o Japão, país onde se tornou extremamente popular. Acredita-se que ele foi criado na China com o nome de Wu Zi Qi e se espalhou pelo Oriente com novos nomes e algumas mudanças em sua configuração.

De acordo com o site da Gomuku World, responsável pelo principal torneio de Gomoku do mundo, o jogo foi criado na China antiga por volta de 4000 anos atrás! E foi parar no Japão em 270 A.E.C, com o nome de Kakugo, tornando-se rapidamente febre nacional. A migração para Europa aconteceu pela Grã-Bretanha no século 19 E.C, onde  ficou conhecido como Go Bang ou Pegit.

Devido ao  espalhamento para diversas partes do mundo, o jogo sofreu alterações na questão do número de regras e complexidade. O Gomoku em si tem um objetivo bastante simples: enfileirar 5 peças, seja na diagonal, vertical ou horizontal, tal como no conhecido jogo da velha, com a diferença de que,  neste último, é necessário enfileirar apenas 3 peças, num tabuleiro 3×3, enquanto  no Gomoku pode ter um tabuleiro de configuração 15×15 ou 19×19.

Por definição, o Gomoku pode ser jogado com peças pretas ou brancas, sendo que o jogo sempre começa pelas peças pretas. Em 1994, o cientista de computação Louis Victor Allis realizou uma programação que provou que, num jogo perfeito, as peças pretas sempre vencerão ou o jogo acabará empatado. Desde então existe um desafio para se estabelecer regras que equiparem as condições de jogabilidade, mas ainda não existe nenhuma que chegou a esse ponto. Uma dessas regras, conhecida como swap 2,  foi adotada por diversos praticantes, até mesmo na competição mundial de Gomoku, a Gomoku World, como uma alternativa para essa situação

Antes de explicar como funciona a regra do swap 2, falaremos do funcionamento do Gomoku tradicional. As peças pretas começam colocando uma única peça entre uma interseção das linhas do tabuleiro:  diferente de outros jogos, as peças não são jogadas dentro dos quadrados, mas em suas interseções. Em seguida, o outro jogador coloca uma de suas peças brancas em uma interseção de sua escolha. Cada jogador coloca uma peça por vez no tabuleiro e lá elas permanecem: o jogo não se trata da movimentação das peças, mas de sua permanência no tabuleiro.

É possível capturar as peças do adversário, numa tentativa de impedir que ele forme sua sequência. Para fazer isso, é preciso emboscar duas peças do adversário que estão ordenadas, ou seja, uma do lado da outra em qualquer direção sequencial. Confira no vídeo abaixo uma explicação mais visual produzida por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vale lembrar que o vídeo foi feito com as peças sendo jogadas dentro dos quadrados, mas no Gomoku elas são jogadas nas interseções das linhas.

Em busca de igualdade

Agora sim, a regra do swap 2. Ela quebra com o conceito de uma jogada por vez, com o primeiro jogador colocando três pedras no tabuleiro de início, sendo  duas pretas e uma branca. O segundo jogador então tem três opções: jogar como preto, jogar como branco e colocar outra pedra branca, ou colocar mais duas pedras, uma branca e outra preta, e deixar o primeiro jogador escolher a cor. Antes de Louis Victor Allis provar a vantagem das pedras pretas, os jogadores já desconfiavam dessa condição e criaram outras regras para tentar amenizá-la, mas a swap 2 é a mais adotada atualmente.

Gomoku World

Em 1989, o Japão deu início ao campeonato mundial de Gomoku,  sediado em Kyoto, que teve como medalhista de ouro o atleta  Sergey Chernov, da União Soviética. A segunda edição aconteceu dois anos depois, em Moscou, tendo como medalhista de ouro Yuriy Tarannikov, também da União Soviética. A terceira edição só aconteceu em 2009 e desde então a competição mundial acontece a cada dois anos utilizando a regra do swap 2 como oficial. Em 2016, foi dado o início da modalidade de equipes no Gomoku World,  competição que ocorre, também, a cada dois anos.

Gomoku é um jogo simples e que pode ser jogado até mesmo por crianças pequenas, mas é um jogo de estratégia que exige bastante concentração dos competidores. Uma partida pode durar poucos minutos ou várias horas, a depender da habilidade dos jogadores. Curiosamente, esse é um jogo considerado popular no Oriente Distante, mas pouco conhecido no Ocidente, mesmo que ele tenha migrado muito com o passar dos anos. 

Se ficou curioso para jogar o Gomoku, não precisa gastar com um tabuleiro e pedras para se iniciar, basta desenhar o tabuleiro numa cartolina e utilizar algumas dezenas de botões brancos e pretos, e claro, convidar um bom amigo para uma divertida jogatina!

A nossa série especial sobre os Jogos ao Redor do Mundo está apenas começando, continue nos acompanhando para não perder nenhum texto novo! Para te ajudar a lembrar, siga o nosso Instagram ou Twitter: @gamegesis! Até a próxima!

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker