Projeto Gamegesis: Checkpoint do Jogo

Projeto Gamegesis: Checkpoint do Jogo

O projeto Gamegesis foi criado com o intuito de prover informações sobre jogos de modo a melhorar a compreensão sobre esses elementos, práticas ou atividades. Jogos ainda continuam sendo um conceito mal compreendido, mesmo que sua prática permeie todos os aspectos culturais e sociais.

Logo Estilizado 3D do Projeto Gamegesis. Fonte: Arquivo

O projeto utiliza-se de um conjunto de ferramentas desenvolvido durante o período de doutorado do idealizador e que servem, cada uma, para um conjunto de finalidades por si só, mas que podem participar de um processo mais complexo que percorre da intenção de se criar um jogo à entrega do mesmo; da intenção em se analisar um jogo à efetiva comunicação do mesmo; da intenção em pesquisar sobre jogos e melhorar o processo de pesquisas na área, inclusive o de melhorar as ferramentas que utilizamos na produção de conteúdo para a divulgação do projeto.

O início do projeto deu-se em Agosto de 2020, ou seja, quase 1 ano da data de publicação deste texto e foi marcado pela contratação de 2 estagiários em comunicação que conheciam pouco sobre jogos; e a participação voluntária de um terceiro, que já experimentava e apreciava a prática de jogar desde pequeno. O objetivo com isso foi o de validar as ferramentas fora da academia, além de melhorá-las para o uso geral e o desenvolvimento de projetos educacionais para o desenvolvimento da ludoliteralidade geral, um dos objetivos principais do projeto Gamegesis.

Iniciamos as publicações em Fevereiro de 2021, após a apresentação e discussão das ferramentas com os colaboradores e já com os planejamentos para os textos, notícias e podcasts a serem produzidos pelo projeto. Mas a realidade muitas vezes nos faz tomarmos decisões diferentes.

Os podcasts, apesar de com pautas já definidas, acabou atrasando devido a outras atribuições, mas conseguimos desenvolver os textos considerando algumas séries como a dos jogos na história, jogos ao redor do mundo, mulheres no universo de jogos e o conjunto de artigos sobre as escape rooms e os resultados encontrados pelas empresas que provém esse serviço durante a época de quarentena ou isolamento social. Publicamos, também, alguns textos isolados, como o porquê do projeto Gamegesis ser criado, uma breve reflexão sobre jogos de progressão e jogos de emergência, a história dos jogos de cartas, a apresentação de uma palestra e como o projeto Gamegesis pode ajudar a melhorar a compreensão sobre jogos, além da última publicação, sobre o jogo Rogue.

Além disso apresentamos dois episódios da Gamegesis Fugaz, uma produção em vídeo, que tem a característica de estar relacionada com algum evento no momento de sua produção, como o navio encalhado no canal de Suez e o jogo elaborado para indicar a dificuldade de se navegar naquele canal, ou o longo episódio que entrevista a equipe da Braindead Broccoli sobre o jogo em campanha de financiamento coletivo Punhos de Repúdio.

Criamos também duas outras produções, a Gamegesis Dixit e a Gamegesis Memento, para recomendarmos jogos mais recentes ou mais antigos, respectivamente, de acordo com breve análises segundo as ferramentas da Gamegesis.

Agora, em junho, entraremos em um hiato de artigos. Isso será necessário para definirmos as pautas e os assuntos que abordaremos no segundo semestre desse ano para apresentarmos a vocês, nossos leitores ou espectadores, mas continuaremos com os episódios da Gamegesis Dixit e Gamegesis Memento, bem como com episódios da Gamegesis Fugaz, caso a situação se faça presente.

E, além disso, estamos preparando os cursos e palestras a serem oferecidos à população em geral, com um curso virtual livre, para já ajudá-los a começar a entender o processo de compreensão sobre jogos. Enquanto isso, os artigos apresentam bastante conteúdo e gostaríamos de ouvir de vocês sobre o que gostariam de ver produzido pela nossa equipe.

Até a próxima…

E joguemos!

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker