Os jogos na história

Os jogos na história

Conheça um pouco sobre os jogos de tabuleiro mais antigos já registrados

Os jogos de tabuleiro são um dos vários fenômenos no mundo gamer. Eles foram  um dos primeiros tipos a usarem elementos físicos para comunicar e persistir a representação de desafio, além da interação entre os jogadores. Diferentemente do pega-pega, por exemplo, os jogos de tabuleiro possibilitaram um maior gerenciamento do tempo, com a possibilidade de se persistir uma partida, onde os participantes conseguem interromper o jogo e continuá-lo de onde pararam posteriormente. Utilizando superfícies, tabuleiros, peças e regras específicas, nesse tipo de jogo, na  maioria das vezes, a busca é por derrotar seus adversários em prol de uma vitória específica. Mas você que gosta de jogos de tabuleiro como Xadrez, Damas, War e Ludo, já parou para pensar como eles surgiram?

Indo muito além de uma simples alternativa de lazer, o uso de jogos de tabuleiro podem incentivar a  memória, desenvolver raciocínio lógico e abstrato e representar, inclusive, a religiosidade, como no caso dos primeiros encontrados. Registros e escavações datam a descoberta dos primeiros jogos por volta de 4000 anos antes da era comum (A.E.C), mostrando que eram jogados desde a Mesopotâmia até as Américas. 

Essas descobertas arqueológicas demonstram que as sociedades sentem a necessidade de jogar desde antes da história registrada. Desse modo, os jogos acabaram surgindo junto com as civilizações, e em alguns casos eram inclusive enterrados junto com os mortos para os acompanharem no que eles acreditavam ser a pós-vida.

Com a expansão das rotas comerciais, os jogos também começaram a circular, se adaptando à cultura e realidade de cada povo, ou sendo extintos devido ao mesmo motivo. Essas adaptações acabaram contribuindo para a perda histórica dos jogos, pois com as modificações das regras, as originais tornaram-se desconhecidas, restando apenas algumas especulações. Com isso, muitos jogos antigos que são utilizados atualmente não possuem regras muito estabelecidas, apenas uma ideia traçada por pesquisadores, com variações e diferentes modos de jogar.

Chaturanga, antigo jogo indiano e possível precursor do Xadrez, que teve suas regras modificadas ao entrar em contato com a cultura persa | Foto: Revista Zunai

Uma característica comum dos povos antigos é envolver cenários verdadeiros e que simulam a realidade nos jogos de tabuleiro. Por isso, muitos jogos da época acabam refletindo a lógica e raciocínio, envolvendo táticas de guerra, luta, conhecimento, espiritualidade e estratégia. 

Você já ouviu falar do Senet, Real de Ur e os Mancala? Esses são os primeiros jogos de tabuleiro já registrados, repletos de história e representatividade de suas respectivas épocas. Logo mais, conheça aqui na Gamegesis um pouco de suas origens, jogabilidades, representatividades e como eram arquitetados.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker