“Queríamos algo para que as pessoas tivessem esse tipo de maravilhamento que as crianças têm!”, foi a frase que marcou a entrevista com Sam, a representante da distribuidora e desenvolvedora Big Blue Sky Studio, a respeito do jogo Capy Castaway, ou “Náufrago Capy”, em tradução livre, representado pela distribuidora.

Desenvolvido pelo estúdio Kitten Cup, com base em Toronto, no Canadá, Capy Castaway ainda está em desenvolvimento, mas o produto de demonstração apresentado na feira BGS chamou a atenção.
Dentre stands maiores e com mais firulas, no último corredor da ala de jogos independentes, um pequeno espaço em um canto atraía olhares e interjeições de afeto, inicialmente em resposta aos gráficos chamativos, coloridos, seguidos de novas interjeições pelos personagens bastante carismáticos, com um bom toque de fofura, e por fim, pelos diálogos que eram apresentados no produto de demonstração.
Em Capy Castaway você ajuda Capy, um bebê capivara, que foi jogado para longe de casa após sua terra ter sofrido uma grande inundação, ficando náufrago.

Junto com seu novo amigo, o corvo tagarela Corvy, Capy enfrenta diversos desafios e resolve um conjunto de enigmas em busca de seu caminho de volta para casa, encontrando muitos personagens que os colocarão nas mais diversas situações.
Sam descreve a experiência como: “O tipo em que você explora o ambiente, com bastante interatividade para você decidir como você quer agir, como uma brincadeira, resgatando aquele maravilhamento que acontece quando uma criança pega uma pedra, que para um adulto é apenas uma pedra, mas para a criança é algo como ‘Oh! É uma pedra mágica que me transporta pra outro lugar!'”

Em conjunto a isso, há a narrativa, que ressoa com temas de amizade, pertencimento e sobre o que “lar” significa para você em um mundo que está em um constante estado de mudança. E o jogo é amigável às crianças. Não há combate ou incitação à violência.
A resposta do público à demonstração jogável tem ressoado com a intenção dos designers e responsáveis pelo jogo.
A demonstração apresentada foi denominada “demonstração da sopa” pelos desenvolvedores, por causa dos desafios apresentados, em que Capy e Corvy devem buscar ingredientes para uma receita. Construída para representar a experiência essencial do jogo, apresentando os tipos de enigmas, alguns personagens que o jogador irá interagir, é uma instigação à expectativa de se jogar o jogo completo, e as respostas são as esperadas.
Segundo Sam, o trabalho junto à Kitten Cup é uma experiência maravilhosa, com uma equipe diversa e muito colaborativa, que tem prazer em compartilhar seus conhecimentos e competências.
Capy Castaway ainda não tem uma data de lançamento, então por enquanto só é possível adicioná-lo à lista de desejos na Steam e ainda não há informações sobre o lançamento do jogo para consoles.

Eu já coloquei na minha lista e estou ansioso para poder brincar com Capy e Corvy!
Ate a próxima… e Joguemos!