Ativamente escrevendo um novo capítulo – Na noite de quinta-feira, 26 de junho de 2025, participamos do evento organizado por Thiago Baptista, Pedro Giglio, Victor de Paiva, e Horácio Corral, com o objetivo de reunir profissionais responsáveis pela criação de contextos, personagens, eventos e relações que estruturam a experiência dos jogadores. Trata-se de uma profissão essencial para a diversão proporcionada pelos jogos, cujo planejamento, gestão e execução são atribuídos aos escritores de jogos e designers de narrativas.
Reunindo pessoas de todo Brasil, o encontro ocorreu na plataforma Google Meet, contou com a participação de Márcio Filho, presidente da ACJogos-RJ e um dos protagonistas na defesa e garantia da sanidade do Marco Legal dos Games.
Com mais de 100 participantes. entre profissionais, interessados, e apoiadores da área, o ponto central foi a leitura de um manifesto colaborativo, que apresenta as intenções do grupo em conjunto com a demanda de respeito e reconhecimento da profissão, requisições para especificidades em projetos e editais, e apresentações gerais sobre os anseios dos colaboradores. A reunião encontra-se disponível no YouTube para quem não conseguiu acompanhar ao vivo.
O manifesto está disponível para leitura e apoio público. Para assinar basta clicar aqui.
Essa ação surge como complementação ao Marco Legal dos Games, um conjunto de leis que coloca o Brasil como o país com a mais avançada legislação sobre jogos eletrônicos no mundo, e vem para agregar as funções que compõe o processo de produção de jogos, favorecendo a conscientização dessa profissão, o reconhecimento legal, e a importância que o trabalho desses artífices de mundos, personagens, eventos e narrativas trazem para os jogos.
Para acompanhar as atividades desse coletivo, o portal designdenarrativa.com.br apresenta um conjunto de opções, desde páginas para entrar em contato, aos grupos ativos de discussão em diversos canais de comunicação.
A Gamegesis sente-se honrada em integrar o coletivo, contribuindo para o fortalecimento e a profissionalização do setor de jogos no país!
Até a próxima aventura… e Joguemos!