Os jogos Mancala

Os jogos Mancala

Mancala é o nome genérico de uma família de jogos de tabuleiro que foram jogados em vários lugares diferentes do Ocidente. A história desse tipo de jogo não é tão clara, mas suas primeiras evidências foram descobertas em Israel, na cidade de Gedera, por volta dos séculos II e III. Também foram encontrados fragmentos de um tabuleiro de cerâmica e cortes de rocha na Etiópia, datados por arqueólogos entre os séculos VI e VII. Com isso, alguns estudos apontam sua origem por volta de 300, nos países africanos.

O nome Mancala não é de um jogo específico, e sim de uma família de jogos, ou classificação de jogos, que são bem similares e possuem regras próprias e nomes de acordo com a região em que são jogados. Atualmente, mais de 200 versões de Mancala são conhecidas e cerca de 800 nomes já foram registrados, mas alguns remetem ao mesmo jogo. Os mais conhecidos são Ali Guli Mane ou Pallanguzhi, no sul da Índia; Bao la Kiswahili na maior parte da África Oriental; Gebeta, em Tigrai; Kalah, nos Estados Unidos e Oware (awalé, awélé ou awari) na África Ocidental. No Brasil, o A-i-ú aparenta ser uma variação próxima do Oware. Seu nome vem do ato de soletrar “Ayo”, um jogo de Mancala da Nigéria, de onde muitos escravos foram deportados para a América do Sul. Atualmente, a Mancala é reconhecida como patrimônio da cultura afrodescendente no Brasil, e é promovida no país por acadêmicos e instituições de valorização da cultura negra.

Cavidades antigas do jogo Gebeta (um tipo de mancala) feitos na base de uma estela axumita na Etiópia | Foto: Wikipedia

A etimologia da palavra mancala vem do árabe naqala, que significa literalmente “mover”. Os jogos são jogados com pequenas pedras, grãos ou sementes, e fileiras de buracos ou covas, feitos na terra, em tabuleiros ou em outras superfícies, cujo objetivo geralmente é capturar todas ou algumas sementes (peças) do oponente. A mecânica se dá por meio da distribuição e movimento das sementes ao longos dos buracos, daí o nome do gênero.

Mecânica do Jogo

As configurações do tabuleiro variam entre os diferentes jogos, mas o mais comum é o tabuleiro no formato 2×6, em que cada jogador possui seis casas próprias, chamadas de calas. Além disso, do lado das fileiras, existe um buraco maior que serve para armazenar as sementes capturadas, logo, uma cavidade para cada jogador. Essas cavidades maiores também são chamadas de armazéns, e inicialmente ficam vazias. Para decidir quem começa o jogo, um dos jogadores esconde uma semente em uma das mãos, e começa aquele que descobrir em qual mão a semente estava escondida.

Um dos tipos de tabuleiros de Mancala | Foto: Site Ludo e Vico

Quatro sementes são colocadas em cada cala e, por turnos, o primeiro jogador pega as quatro sementes de uma das seis cavidades e “semeia” de uma em uma, a começar pela casa seguinte à sua direita. O movimento se faz em sentido anti-horário, sendo conhecido como movimento de semeadura. Se a última semente distribuída ficar no seu armazém, o jogador pode jogar novamente, do contrário, passa a vez para o oponente. O movimento deve ser circular, semeando pelas suas casas, passando pelo seu armazém, pelas casas do oponente e por fim pelo armazém do outro jogador.

Você só pode colocar sementes no seu próprio armazém, então, ao passar pelo armazém do oponente, não é necessário deixar uma semente. Se a última peça da semeadura ocupar uma cavidade vazia do seu lado do tabuleiro, você pode capturar todas as sementes da cavidade oposta, ou seja, do lado do seu oponente. Todas essas sementes capturadas são colocadas diretamente em seu armazém. O jogo termina quando um jogador não tiver mais sementes para semear. Logo, o jogador que tiver capturado mais sementes é o ganhador.

O Mancala e outros jogos de semeadura se assemelham muito a jogos de combinação, e podem ser utilizados para além do lazer, já que exigem raciocínio lógico e contas matemáticas. Desse modo, o Mancala pode ainda atuar como uma prática pedagógica no ensino e aprendizado de crianças. Como os demais jogos citados anteriormente, versões de Mancala também podem ser compradas em lojas online e físicas de games.

O Senet e Real de UR, jogos anteriormente apresentados, possuem uma mecânica similar de vitória e de movimentação, e a Gamegesis possui ferramentas que auxiliam entender como a mecânica e manifestação histórica deles são equiparáveis.  Já ao se observar o Mancala, percebemos que este é um jogo com outro viés, cujas ferramentas da Gamegesis também auxiliam a identificar as características próprias desse tipo de jogo.

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker