Mulheres no Universo dos Jogos – uma série especial Gamegesis

Mulheres no Universo dos Jogos – uma série especial Gamegesis

Neste dia internacional das mulheres (08), anunciamos uma de nossas séries especiais que será lançada em breve: Mulheres no Universo dos Jogos. Nesta série de matérias jornalísticas e podcasts, contaremos um pouco sobre a participação das mulheres nesse meio, seja como profissionais da área de jogos, pesquisa, programação ou até jogadoras comuns. Além disso, pautas sociais importantes serão levantadas, tais como a estigmatização das mulheres nesse universo considerado masculino e a subversão de papéis que vem ocorrendo gradativamente. Acompanhe aqui no nosso site todos esses conteúdos e compreenda um pouco mais sobre esse universo que também pode ser feminino!

Dia internacional das mulheres

Diferentemente de outras datas festivas e feriados, o dia internacional das mulheres não possui raízes puramente comerciais para sua existência. Seu histórico remonta ao século 20 com lutas e reivindicações de melhores condições de trabalho feitas por mulheres que eram operárias em indústrias. Um de seus episódios emblemáticos, que pode ser considerado um dos principais para o início da data comemorativa foi o incêndio em Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, no ano de 1911, onde 146 operários morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens, o episódio trágico deflagra as péssimas condições de trabalho em que essas mulheres exerciam suas atividades profissionais. 

Foi somente em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia internacional das mulheres. A data simboliza a força, poder e resistência de um gênero que sofreu e sofre com os mais diversos tipos de preconceito e violência. Felizmente, não só as condições de trabalho das mulheres melhoraram com o passar dos anos, mas a consciência coletiva e social do tratamento e acolhimento das mulheres nas mais diversas esferas. Os desafios das mulheres são vários e é por isso que a efeméride tem sua importância potencializada, é um lembrete sobre as conquistas do passado e aquelas que ainda estão por vir.   

A participação feminina no universo dos jogos online, no Brasil,  já é maior do que a dos homens | Imagem: Freepik

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker